Um ano e quatro meses após o arranque definitivo das obras, eis que o Caixa Futebol Campus foi inaugurado, a 22 de Setembro de 2006, num dia que marcou o início de uma nova era no clube encarnado.
Localizado no Seixal, junto ao Rio Tejo trata-se de uma obra está ao nível daquelas onde trabalham os principais emblemas europeus. Projectado por Pedro George e por Isabel Pessoa, este espaço tenta conciliar o conforto de uma casa com a funcionalidade e flexibilidade do local de trabalho.
É desde então, o local que alberga não apenas a equipa principal do Benfica, nas suas múltiplas sessões de trabalho, como é também, literalmente, a casa de todo o futebol “encarnado”, vivendo ali muitos dos elementos integrantes das camadas jovens do Benfica.
Campos
Possui um total de 6 campos, três relvados e três sintéticos, que servem os treinos de todas as equipas do futebol encarnado, desde os seniores às escolinhas, afirmando-se várias vezes como palcos de alguns jogos oficiais das camadas jovens, bem como jogos treinos dos seniores e encontros da liga intercalar.
Estendem-se em diferentes níveis de altitude com o campo mais elevado a situar-se 15 metros acima da linha da água. Dois deles têm iluminação própria.
O campo principal possui bancadas com capacidade total para 1500 pessoas totalmente cobertas. Dotado de relva natural, possui iluminação artificial, 4 balneários e sanitários e bilheteiras.
Por detrás dos campos cinco e seis foi ainda implantado um viveiro de relva natural, que poderá servir o próprio centro ou o Estádio da Luz.
Quartos
O edifício dos quartos é o mais alto e está dividido em dois grandes núcleos. O profissional, que ocupa os últimos pisos, e o da formação, que abrange os pisos inferiores.
Tem quartos individuais e dois tipos de quartos duplos – um para profissionais e técnicos e outros para jovens em formação (com camas de beliche e área de estudo).
Tem quartos individuais e dois tipos de quartos duplos – um para profissionais e técnicos e outros para jovens em formação (com camas de beliche e área de estudo).
Ao todo, o bloco tem capacidade para 190 camas.
Lazer
O complexo tem uma área reservada ao lazer que inclui salas de jogos, uma zona de estar e várias salas de estudo, cada uma delas equipada com computadores pessoais.
Estes equipamentos permitem não só a constante actualização dos futebolistas profissionais, como também a educação dos mais jovens hóspedes do Centro de Estágio, que conciliam a actividade desportiva com a vertente escolar.
Refeitório
Este espaço é composto por duas áreas de refeições. Uma com serviço de mesa, destinada à equipa principal e outra em regime de “self-service” que poderá ser utilizada pelos mais jovens. Têm capacidade para servir 200 refeições em simultâneo.
Existe ainda uma copa de apoio para serviço de pequenos-almoços. A cozinha principal possui todos os equipamentos técnicos necessários e tem um acesso de serviço independente com ligação directa à via de serviço.
Administração
Situa-se num espaço virado para a entrada principal do complexo, onde se encontra a portaria. Possui uma entrada a poente, destinada ao público em geral, e outra a nascente, para o pessoal administrativo e técnico.
O piso zero está reservado ao pessoal que trabalha com as camadas jovens e o piso 1 estará ao serviço do futebol profissional. Existe ainda uma secretaria e uma recepção.
Imprensa
O espaço inclui um auditório com capacidade para 75 pessoas, para projecção de filmes, conferências de imprensa, seminários, entre outras actividades bem como um espaço de convívio com serviço de bar e uma pequena copa de apoio, assim como uma sala de entrevistas e várias áreas de trabalho distintas.
No Response to "Caixa Futebol Campus: Nova Era da Formação Encarnada"
Enviar um comentário