terça-feira, março 9
Nélson Oliveira
0Nome: Nélson Miguel Castro Oliveira
Data de Nascimento: 08-08-1991 (18 anos)
Naturalidade: Barcelos
Nacionalidade: Portuguesa
Peso: 82 kg
Altura: 1.86 m
Posição: Avançado
Clube actual: Sport Lisboa e Benfica
Nasceu para o futebol em Barcelos, e iniciou com apenas oito anos nas escolinhas do Santa Maria o seu percurso no futebol português.
Aos 11 anos, a meio da sua primeira época no escalão de infantis mudou-se para Braga, cujos dirigentes agradados com as suas prestações nos treinos viriam a torná-lo atleta do clube.
Apesar da mudança em tenra idade, Nélson não acusou a pressão e a sua integração na equipa foi muito rápida, tendo o pequeno atleta competido com jogadores um ano mais velhos.
No segundo ano de infantil viria mesmo a sagrar-se o melhor marcador da equipa e uma das figuras em maior destaque.
Chegado aos iniciados, Nélson passou o seu primeiro ano a jogar pela filial do Sporting de Braga: o Grupo Desportivo Bairro da Misericórdia. Não tendo sido um ano muito positivo para o atleta, este iniciou o segundo ano de iniciado já com a camisola do Sporting de Braga, naquela que foi uma das suas melhores épocas, marcando 58 golos.
Foi nesta altura que começou a despertar o interesse de outros clubes, de entre os quais o clube que representa desde então, o Sport Lisboa e Benfica.
Nélson foi também sondado pelo F.C. Porto, Sporting e até pelo Chelsea, mas o seu benfiquismo falou mais alto.
Assinou pelo Benfica aos 14 anos, onde iniciou o seu primeiro ano de juvenil. Desta feita, a integração revelou-se mais morosa, condicionado pela mudança de cidade, foi chamado pelo então técnico João Couto para integrar a equipa de juvenis A, onde "tapado" por atletas mais velhos ficou muitas vezes no banco de suplentes.
No ano seguinte, ainda sob o comando de João Couto, conquistou o seu primeiro campeonato nacional ao serviço dos juvenis do Benfica, com a fantástica marca de 33 golos em 34 jogos.
A sua passagem pelos juniores encarnados, pelas mãos do treinador João Alves, reforçaram as suas qualidades, tornando-se o melhor marcador da equipa e membro imprescindível, tendo sido um jogador em destaque na vitória do campeonato nacional de juniores na época 2008/2009.
Alto e leve, é um avançado muito móvel podendo fixar-se na área ou actuar como segundo ponta de lança. A juntar à sua capacidade de remate com os dois pés, caracteriza-se pela frieza e poder de explosão em frente à baliza.
As suas capacidades valeram-lhe várias chamadas à equipa sénior, sem no entanto se ter ainda afirmado. Sendo um dos atletas portugueses mais promissores da sua geração, já por mais de uma vez representou a equipa das quinas, onde com apenas 16 anos foi chamado para trabalhar com a selecção sub-19, contando actualmente com várias chamadas aos trabalhos com a selecção de sub-21.
As suas qualidades não passaram despercebidas ao clube da Luz que não demorou a propôr-lhe um contrato profissional até Junho de 2014, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.
Apenas com 18 anos e avaliado em 8 milhões de euros, assume-se como uma das maiores promessas da formação benfiquista, sendo por isso emprestado no mercado de inverno da época 2009/2010 ao Rio Ave, clube que actua na Liga Sagres, e onde se estreou à 18ª jornada, entrando aos 83 minutos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
No Response to "Nélson Oliveira"
Enviar um comentário