Nome Completo: João Duarte Vieira Pereira
Idade: 19 (1990-05-10)
Nacionalidade: Portuguesa
Peso: 79 kg
Altura: 1.85 m
Contracto expira em: 2012
Posição: Defesa Central ou Defesa Esquerdo
Com apenas 11 anos ingressou no Sport Lisboa e Cartaxo, pela mão do seu então professor de educação física, que conciliava a actividade com a de dirigente do clube.
Assim, começou a dar os primeiros toques na bola nos infantis do Cartaxo, actuando como extremo-esquerdo, acabando mais tarde por recuar para defesa esquerdo onde demonstrou as suas capacidades.
A sua qualidade começou a pontificar no escalão de iniciados despertando o interesse de Sporting e Benfica, acabando mesmo por ingressar neste último já com 14 anos, no 2º ano de iniciado.
A sua primeira época na Luz previa um futuro risonho, actuando como defesa esquerdo haveria de marcar 21 golos.
A sua passagem para o escalão de juvenis deu-se de forma natural, e foi nesse escalão sob o comando do técnico João Couto que ganhou destaque a actuar no centro da defesa.
No entanto, foi como junior que mais se destacou, na sua primeira época tornou-se no elemento com mais jogos disputados. No seu segundo ano como júnior, cumpriu a pré-temporada com o plantel sénior dos encarnados sob as ordens do então treinador, Quique Flores.
Nessa mesma época ganhou o campeonato de Juniores, realizando 31 jogos e marcando 2 golos, tendo na primeira fase actuado como defesa-esquerdo, e na segunda fase como defesa central onde fez dupla com Roderick Miranda.
As suas qualidades não passaram despercebidas, e conta já com currículo nas selecções jovens nacionais, tendo-se estreado pelos sub-16, tendo passado por todos os escalões das selecções jovens, e actuando actualmente ao serviço da selecção sub-20.
A sua polivalência no sector mais recuado torna-o um jogador de grande importância nas equipas por onde passa.
É no entanto, no centro da defesa que se sente mais à vontade e demonstra toda a sua qualidade.
Alto e rápido, possui um jogo aéreo muito forte assumindo-se como um adversário difícil de transpor.
Muito forte no um-para-um defensivo, tem na sua forte capacidade de posicionamento um dos seus pontos fortes, actuando muitas vezes na antecipação.
Assume-se como um líder dentro de campo, com uma entrega e atitude combativa exemplar.
Ligado ao Benfica até 2012, já sofreu o assédio de emblemas internacionais como o Sevilha, no entanto permaneceu na Luz e actualmente representa o CD Fátima por empréstimo do Benfica, contando já com 18 jogos (em 21 possíveis) e um golo.
Com apenas 19 anos alia um invejável poderio físico a uma cultura táctica acima da média. Disputado por vários clubes das ligas Sagres e Vitalis, é no Fátima que cresce e demonstra todo o seu valor, aguardando por um lugar ao Sol de águia ao peito.